Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf
Repositóriosid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/06.30.18.04
Última Atualização2019:08.23.11.52.28 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/06.30.18.04.40
Última Atualização dos Metadados2024:12.26.14.49.36 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-14494-TDI/1175
Chave de CitaçãoGobato:2006:CoMoMu
TítuloControles monovariáveis e multivariáveis aplicados a sistemas aeroespaciais fracamente ou fortemente acoplados
Título AlternativoMonovariable and multivariable controls applied to weakly or strongly coupled aerospace systems
CursoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2006
Data Secundária{deny from all} 2010-12-01
Data2006-04-20
Data de Acesso26 dez. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas388
Número de Arquivos780
Tamanho59231 KiB
2. Contextualização
AutorGobato, Marcio Ferraz
GrupoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Endereço de e-Mail do Autormgobato@uol.com.br
BancaLopes, Roberto Vieira da Fonseca (presidente)
Oliveira e Souza, Marcelo Lopes de (orientador)
Silva, Adenilson Roberto da
Paiva, Henrique Mohallem
Trivelato, Gilberto da Cunha
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2006-06-30 18:04:41 :: jefferson -> administrator ::
2006-09-27 21:20:04 :: administrator -> jefferson ::
2008-07-08 18:15:57 :: jefferson -> administrator ::
2008-10-22 12:45:10 :: administrator -> jefferson ::
2008-12-18 13:44:29 :: jefferson -> banon ::
2008-12-18 13:48:17 :: banon -> administrator ::
2009-01-02 16:27:01 :: administrator -> banon ::
2009-02-18 12:22:20 :: banon -> administrator ::
2009-07-07 20:08:05 :: administrator -> jefferson ::
2009-09-03 12:57:52 :: jefferson -> administrator ::
2010-12-02 06:41:58 :: administrator -> jefferson ::
2011-02-28 12:34:29 :: jefferson -> viveca@sid.inpe.br :: 2006
2012-07-13 14:01:36 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 2006
2019-02-07 13:10:11 :: administrator -> sergio :: 2006
2019-02-07 15:11:15 :: sergio -> administrator :: 2006
2019-02-07 15:24:38 :: administrator -> sergio :: 2006
2019-08-15 14:39:12 :: sergio -> administrator :: 2006
2019-08-15 14:43:11 :: administrator -> sergio :: 2006
2019-08-30 14:36:29 :: sergio -> simone :: 2006
2019-08-30 14:37:02 :: simone -> administrator :: 2006
2019-08-30 14:37:08 :: administrator -> simone :: 2006
2023-04-12 12:57:55 :: simone -> administrator :: 2006
2024-12-26 14:49:36 :: administrator -> sergio :: 2006
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveSistemas aeroespaciais
controle automático
controle de atitude de satélites
projeto de sistemas de controle
uma entrada uma saída (sitemas de controle)
acoplamento
acoplamento giroscópico
aerospace systems
amtomatic control
satellite arritude control
control systems design
SISO (control systems)
coupling
gyrascopic coupling
ResumoO objetivo deste trabalho é estudar e comparar dois métodos de projeto do Controle Clássico (Uma Entrada, Uma Saída) com três métodos de projeto do Controle Moderno (Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas) aplicados a sistemas aeroespaciais fracamente ou fortemente acoplados. Este trabalho tem como primeira aplicação a Plataforma Multimissão - PMM correntemente em desenvolvimento no INPE. Os modelos são desenvolvidos considerando uma aproximação da sua configuração no Modo Nominal, onde o controle e estabilização em 3 eixos usa atuadores rodas a reação. São consideradas as condições onde as três rodas de reação instaladas em paralelo aos eixos principais de inércia do satélite estão funcionando normalmente (fraco acoplamento), bem como a condição onde uma dessas rodas de reação apresenta falha e é substituída pela quarta roda instalada simetricamente a essas três (forte acoplamento). Os métodos clássicos de Projeto por Resposta no Tempo e por Pólos Dominantes das Leis Proporcional mais Derivativa PD, e Proporcional mais Integral mais Derivativa - PID são estudados e comparados com os métodos modernos de Síntese por Alocação de Pólos - PP, Projeto por Regulador Linear Quadrático LQR, e Rastreador Linear Quadrático Sub-ótimo R_LQR. A modelagem e a simulação do problema são feitas no ambiente de desenvolvimento MatrixX®. O resultado das simulações confirmou os benefícios do controle multivariável sobre o controle monovariáve l aplicado a plantas que apresentam um forte acoplamento entre as variáveis de estado às custas da sua maior complexidade de projeto e implementação. ABSTRACT: This work intends to study and compare two Classical (Single Input Single Output) Control design methods and three Modern (Multiple Input Multiple Output) Control design methods applied to weakly or heavily coupled aerospace systems. This work has as first application the Multi-Mission Platform - MMP currently under development at INPE. The models are developed considering an approximation of its configuration in the Nominal Mode, where it is controlled and stabilized in 3 axes through reaction wheels. The conditions where all three reaction wheels, installed in parallel to the principal axes of inertia of the satellite, are working properly (weak coupling), as well as the condition where failures occur to one of these reaction wheels and it is replaced by the fourth wheel installed symmetrically to the other three (strong coupling) are considered. The classical methods of Design by Time Response and by Dominant Poles of Proportional plus Derivative PD and Proportional plus Integral plus Derivative - PID control laws, are studied and compared with the modern methods of Synthesis by Pole Placement, Design by Linear Quadratic Regulator (LQR), and Design by Suboptimum Linear Quadratic Tracking R_LQR. Modeling and simulation of the mathematical problem are performed in the MatrixX® environment.The simulation results have shown the benefits of the Modern Control (MIMO) over the Classic Control (SISO) methods when applied to strongly coupled systems, at the cost of its greater complexity of design and implementation.
ÁreaETES
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Controles monovariáveis e...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf
Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
jefferson
sergio
simone
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãotransferida para sergio
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD2USNNW34T/4CL6N3H
8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirocptec.inpe.br/walmeida/2003/04.25.17.12
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)sergio
atualizar 


Fechar