1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m16b.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf |
Repositório | sid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/06.30.18.04 |
Última Atualização | 2019:08.23.11.52.28 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/MTC-m13@80/2006/06.30.18.04.40 |
Última Atualização dos Metadados | 2024:12.26.14.49.36 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-14494-TDI/1175 |
Chave de Citação | Gobato:2006:CoMoMu |
Título | Controles monovariáveis e multivariáveis aplicados a sistemas aeroespaciais fracamente ou fortemente acoplados |
Título Alternativo | Monovariable and multivariable controls applied to weakly or strongly coupled aerospace systems |
Curso | CMC-SPG-INPE-MCT-BR |
Ano | 2006 |
Data Secundária | {deny from all} 2010-12-01 |
Data | 2006-04-20 |
Data de Acesso | 26 dez. 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 388 |
Número de Arquivos | 780 |
Tamanho | 59231 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | Gobato, Marcio Ferraz |
Grupo | CMC-SPG-INPE-MCT-BR |
Endereço de e-Mail do Autor | mgobato@uol.com.br |
Banca | Lopes, Roberto Vieira da Fonseca (presidente) Oliveira e Souza, Marcelo Lopes de (orientador) Silva, Adenilson Roberto da Paiva, Henrique Mohallem Trivelato, Gilberto da Cunha |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2006-06-30 18:04:41 :: jefferson -> administrator :: 2006-09-27 21:20:04 :: administrator -> jefferson :: 2008-07-08 18:15:57 :: jefferson -> administrator :: 2008-10-22 12:45:10 :: administrator -> jefferson :: 2008-12-18 13:44:29 :: jefferson -> banon :: 2008-12-18 13:48:17 :: banon -> administrator :: 2009-01-02 16:27:01 :: administrator -> banon :: 2009-02-18 12:22:20 :: banon -> administrator :: 2009-07-07 20:08:05 :: administrator -> jefferson :: 2009-09-03 12:57:52 :: jefferson -> administrator :: 2010-12-02 06:41:58 :: administrator -> jefferson :: 2011-02-28 12:34:29 :: jefferson -> viveca@sid.inpe.br :: 2006 2012-07-13 14:01:36 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 2006 2019-02-07 13:10:11 :: administrator -> sergio :: 2006 2019-02-07 15:11:15 :: sergio -> administrator :: 2006 2019-02-07 15:24:38 :: administrator -> sergio :: 2006 2019-08-15 14:39:12 :: sergio -> administrator :: 2006 2019-08-15 14:43:11 :: administrator -> sergio :: 2006 2019-08-30 14:36:29 :: sergio -> simone :: 2006 2019-08-30 14:37:02 :: simone -> administrator :: 2006 2019-08-30 14:37:08 :: administrator -> simone :: 2006 2023-04-12 12:57:55 :: simone -> administrator :: 2006 2024-12-26 14:49:36 :: administrator -> sergio :: 2006 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | Sistemas aeroespaciais controle automático controle de atitude de satélites projeto de sistemas de controle uma entrada uma saída (sitemas de controle) acoplamento acoplamento giroscópico aerospace systems amtomatic control satellite arritude control control systems design SISO (control systems) coupling gyrascopic coupling |
Resumo | O objetivo deste trabalho é estudar e comparar dois métodos de projeto do Controle Clássico (Uma Entrada, Uma Saída) com três métodos de projeto do Controle Moderno (Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas) aplicados a sistemas aeroespaciais fracamente ou fortemente acoplados. Este trabalho tem como primeira aplicação a Plataforma Multimissão - PMM correntemente em desenvolvimento no INPE. Os modelos são desenvolvidos considerando uma aproximação da sua configuração no Modo Nominal, onde o controle e estabilização em 3 eixos usa atuadores rodas a reação. São consideradas as condições onde as três rodas de reação instaladas em paralelo aos eixos principais de inércia do satélite estão funcionando normalmente (fraco acoplamento), bem como a condição onde uma dessas rodas de reação apresenta falha e é substituída pela quarta roda instalada simetricamente a essas três (forte acoplamento). Os métodos clássicos de Projeto por Resposta no Tempo e por Pólos Dominantes das Leis Proporcional mais Derivativa PD, e Proporcional mais Integral mais Derivativa - PID são estudados e comparados com os métodos modernos de Síntese por Alocação de Pólos - PP, Projeto por Regulador Linear Quadrático LQR, e Rastreador Linear Quadrático Sub-ótimo R_LQR. A modelagem e a simulação do problema são feitas no ambiente de desenvolvimento MatrixX®. O resultado das simulações confirmou os benefícios do controle multivariável sobre o controle monovariáve l aplicado a plantas que apresentam um forte acoplamento entre as variáveis de estado às custas da sua maior complexidade de projeto e implementação. ABSTRACT: This work intends to study and compare two Classical (Single Input Single Output) Control design methods and three Modern (Multiple Input Multiple Output) Control design methods applied to weakly or heavily coupled aerospace systems. This work has as first application the Multi-Mission Platform - MMP currently under development at INPE. The models are developed considering an approximation of its configuration in the Nominal Mode, where it is controlled and stabilized in 3 axes through reaction wheels. The conditions where all three reaction wheels, installed in parallel to the principal axes of inertia of the satellite, are working properly (weak coupling), as well as the condition where failures occur to one of these reaction wheels and it is replaced by the fourth wheel installed symmetrically to the other three (strong coupling) are considered. The classical methods of Design by Time Response and by Dominant Poles of Proportional plus Derivative PD and Proportional plus Integral plus Derivative - PID control laws, are studied and compared with the modern methods of Synthesis by Pole Placement, Design by Linear Quadratic Regulator (LQR), and Design by Suboptimum Linear Quadratic Tracking R_LQR. Modeling and simulation of the mathematical problem are performed in the MatrixX® environment.The simulation results have shown the benefits of the Modern Control (MIMO) over the Classic Control (SISO) methods when applied to strongly coupled systems, at the cost of its greater complexity of design and implementation. |
Área | ETES |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Controles monovariáveis e... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/6qtX3pFwXQZGivnJSY/LBDBf |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | administrator jefferson sergio simone |
Visibilidade | shown |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | transferida para sergio |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD2USNNW34T/4CL6N3H 8JMKD3MGPCW/3F2UALS |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1 |
Divulgação | NTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL. |
Acervo Hospedeiro | cptec.inpe.br/walmeida/2003/04.25.17.12 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | sergio |
atualizar | |
|