Fechar


Como citar o Documento identificado pelo URI <upn:K28A8B:x6e6X3pFwXQZ3DUS8rS5/yDRFy> no seu documento em preparação, usando o padrão INPE (formato BibINPE)

Há duas formas de citar o Documento: por meio de um vínculo relativo* ou de um vínculo absoluto**.

1. Se seu documento for depositado em um dos Arquivos que suportam vínculos relativos, recomenda-se usar a seguinte forma de citação:

NOBRE, P.; MELO, A. B. C. Variabilidade climatica intrasazonal sobre o Nordeste do Brasil em 1998-2000. Climanálise - Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v. 16, n. 12, p. 1-15, dec. 2001. (INPE-11321-PRE/6758). Disponível em: <upn:K28A8B:x6e6X3pFwXQZ3DUS8rS5/yDRFy>.

2. Nos demais casos, utiliza-se a citação tradicional:

NOBRE, P.; MELO, A. B. C. Variabilidade climatica intrasazonal sobre o Nordeste do Brasil em 1998-2000. Climanálise - Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v. 16, n. 12, p. 1-15, dec. 2001. (INPE-11321-PRE/6758). Disponível em: <http://urlib.net/upn:K28A8B:x6e6X3pFwXQZ3DUS8rS5/yDRFy>.

A lista completa dos Arquivos que aceitam vínculos relativos pode ser consultada em: <upn:9HFNHE-:QABCDSTQQW/4E7MG35/federatedArchives.txt>. Nesta lista constam todos os Arquivos da rede IBI. Para criar o vínculo relativo, basta acrescentar o prefixo ./ à URI, escrevendo desta forma: <./upn:K28A8B:x6e6X3pFwXQZ3DUS8rS5/yDRFy>. Esse prefixo substitui o protocolo (e.g., http) e o nome de domínio do resolvedor (e.g., urlib.net), tornando o vínculo mais estável.

* Vínculo relativo: omite o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, o que garante sua persistência ao longo do tempo.

** Vínculo absoluto: inclui o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, sendo suscetível a descontinuidade a longo prazo.

*** URI: identificador uniforme de recurso (do inglês Uniform Resource Identifier).

Como Fazer a Citação no Texto (por autor/ano)

... como proposto por Nobre e Melo (2001).
... pode ser encontrada na literatura (NOBRE; MELO, 2001).



Fechar