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Metadados

Tipo da ReferênciaThesis
Identificador8JMKD3MGP8W/35RA9D5
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/08.12.14.47   (acesso restrito)
Metadadossid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/08.12.14.47.29
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br
Chave SecundáriaINPE-16229-TDI/1548
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Chave de CitaçãoContaifer:2009:DeBaTe
AutorContaifer, Ricardo Amaral
GrupoSPG-INPE-BR
TítuloDesenvolvimento de uma bancada de testes de propulsores híbridos de baixo empuxo
Ano2009
BancaCosta, Fernando de Souza (presidente/orientador)
Netto, Damétrio Bastos
Veras, Carlos Alberto Gurgel
Data2009-06-29
Título AlternativoDesign of a test stand of hybrid rockets
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Palavras-Chavefoguete híbrido, parafina, óxido nitroso, bancada de teste, hybrid rocket, paraffin, nitrous oxide, test stand.
ResumoA busca por propulsores de baixo custo, boa confiabilidade, baixo impacto ambiental e nível de segurança elevado aumentam o interesse pelo desenvolvimento dos propulsores híbridos. Este trabalho descreve o projeto, a construção e a operacionalização de uma bancada de testes de propulsores híbridos com empuxo até 500 N. Um propulsor híbrido de 400 N usando parafina sólida como combustível e óxido nitroso líquido como oxidante foi projetado, construído e testado na bancada. O propulsor conta com sistema de injeção centrífugo, ignitor eletrotérmico catalítico e tubeira refrigerada. A bancada permite testes com pressões até 150 bar no tanque de oxidante e vazões até 600 kg/h do oxidante e dispõe de sistema de aquisição e controle com 32 canais. ABSTRACT: The quest for thrusters of low cost, good reliability, low environmental impact and high safety levels increased the interest for development of hybrid thrusters. This work describes the design, construction and operationalization of a stand for testing hybrid thrusters with thrusts up to 500 N. A 400 N hybrid thruster using solid paraffin as fuel and nitrous oxide as oxidizer was designed, built and tested in the stand. The thruster includes a pressure swirl injector, an electro thermal catalytic ignitor and nozzles with and without water cooling. The stand allows tests with oxidizer tank pressures up to 150 bar, oxidant mass flow rates up to 600 kg/h controlled by Coriolis flow meter and controller and includes a data acquisition and control system with 32 channels.
Número de Páginas191
Idiomapt
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
AreaCOMB
CursoCEA
Tamanho8397 KiB
Número de Arquivos1
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Última Atualização2009:10.08.14.21.36 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17 sergio
Última Atualização dos Metadados2019:11.18.12.53.37 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17 sergio {D 2009}
Estágio do Documentoconcluido
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Endereço de e-Mailcontaifer@lcp.inpe.br
e-Mail (login)sergio
Grupo de Usuáriosadministrator contaifer@lcp.inpe.br camila viveca@sid.inpe.br administrator
Grupo de Leitoresadministrator sergio
Detentor da CópiaSID/SCD
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Transferível1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
Estágio do Documentonot transferred
Permissão de Leituradeny from all
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Conteúdo da Pasta source
@4primeirasPaginas.pdf 26/08/2009 16:05 152.6 KiB
Banca_RicardoAmaral.pdf 24/09/2009 11:10 15.1 KiB
Dissertação de Mestrado Ricardo Contaifer CORREÇÃO.docx 22/07/2009 10:08 24.6 MiB
publicacao.pdf 08/10/2009 11:11 8.2 MiB
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Data de Acesso10 dez. 2019
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